Coordenador : Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 393944.2206.49553.17042023
Departamento/Setor: FCB
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo é amplo atendendo pesquisadores (docentes e alunos) de diferentes áreas, internos a UFF ou de outras instituições e detentores de Conhecimento Tradicional dos mais diversos grupos da comunidade externa da UFF.
Local de atuação: O Projeto será realizado de forma híbrida vinculado ao Instituto de Saude do Polo de Nova Friburgo
Objetivo
Consolidar diferentes plataformas para divulgação de ações do Comitê UFFGen Promover o intercâmbio entre pesquisadores e comunidades tradicionais Valorizar o conhecimento tradicional e a biodiversidade nacional
Resumo
O Comitê UFF de Acesso a Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado (UFFGen) é um comitê ligado a Pró- Reitoria de Pesquisa Pós graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) com ação consultiva e orientativa na comunidade acadêmica sobre as pesquisas que envolvem acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado de modo a cumprir Lei 13.123/2015. Esse proposta tem por objetivo consolidar plataformas diversificadas para divulgação das ações desse comitê. A ideia é um canal efetivo de comunicação entre os atores envolvidos e fortalecer o conhecimento de comunidades tradicionais bem contribuir para uma exploração sustentável e preservação da biodiversidade nacional.